sábado, 29 de novembro de 2008

Inflação do aluguel arrefece e fica em 0,38%

Inflação do aluguel arrefece e fica em 0,38% - O Tempo caderno: Economia

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) teve alta de 0,38% em novembro, abaixo do 0,98% registrado em outubro. No ano, o índice acumula alta de 9,95% e, nos 12 meses até novembro, a alta acumulada é de 11,88%. Contribuiu para a desaceleração neste mês o subgrupo alimentos processados, que saiu de uma alta de 1,95% para uma deflação de 0,20%. Os dados foram divulgados ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

A metodologia aplicada na apuração do IGP-M é a mesma do IGP-10 e do IGP-DI - usados no reajuste de contratos de aluguel -, com a única diferença de ter um período de coleta diferente. Segundo o economista da LCA Fábio Romão, a redução dos preços agrícolas no atacado foi a principal responsável pela expressiva desaceleração da inflação.

Para o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, a desaceleração da inflação só foi ruim para quem apostava que a depreciação cambial seria uma grande complicação. "Do ponto de vista do cenário de inflação, o IGP-M de novembro foi muito bom", afirmou. Para ele, a queda dos preços das commodities no mercado internacional compensou a alta do dólar.

Nenhum comentário: